Anticoagulantes e antiagregantes plaquetários

Anticoagulantes e antiagregantes plaquetários

O que são anticoagulantes e antiagregantes plaquetários?

 

São medicamentos que auxiliam o tratamento e a prevenção de coágulos sanguíneos. Os anticoagulantes mais utilizados são:

 

Fondaparinux;

Heparina e heparina de baixo peso molecular, como Clexane;

Inibidores de trombina, como argatroban;

Warfarina.

 

As antiagregantes plaquetários mais utilizadas são:

 

Abciximab;

Aspirina;

Aspirina e dipiridamol (Agrevox);

Cilostazol;

Eptifibatida;

Ticlopidina;

Tirofiban.

 

Como funcionam?

 

São medicamentos que diminuem a chance de formação de coágulos de sangue em uma artéria, em uma veia ou no coração. Anticoagulantes também são conhecidos por afinarem o sangue, mas o que realmente fazem é aumentarem o tempo necessário para a formação de coágulos. Medicamentos antiplaquetas reduzem a chance de formação de coágulos de sangue, porque previnem certas células sanguíneas, as plaquetas, de se grudarem e de se acumularem.

 

O coágulo sanguíneo que auxilia o corpo é aquele que se forma após um ferimento, ele então impede que o corpo perca mais sangue. Mas, às vezes, coágulos sanguíneos podem bloquear o fluxo de sangue e, desta forma, causar problemas sérios como:
 
AVC, quando o fluxo de sangue para o cérebro é bloqueado;
Ataque do coração, quando o fluxo de sangue para o coração é bloqueado;
Trombose venal profunda, quando o coágulo se forma em uma veia da perna e pode se deslocar até um dos pulmões, causando uma embolia pulmonar e bloqueando o fluxo de sangue para os pulmões.
 

Quando são utlizados?

 
Anticoagulante e anti agragantes plaquetários são utilizados para o tratamento e para a prevenção das condições que causam coágulos sanguíneos indesejáveis. também podem ser utilizados em cirurgias para a prevenção da formação de coágulos. A quantidade e o tipo corretos de anticoagulante e de antiplaquetas podem prevenir muitos problemas.
 
Aspirina, geralmente em pequenas doses diárias, podem prevenir ou retardar ataques do coração e pequenos AVC. Fale com o seu médico sobre qual a melhor dose para o seu caso. Se o médico solicitar que você use aspirina para ajudar a prevenção de um ataque do coração, você deve saber que tomar ibuprofen ao mesmo tempo - para a redução da dor, por exemplo - pode interferir nos benefícios da aspirina para o coração. Pode ser correto usar os dois medicamentos, mas pergunte ao médico os horários que dvem ser seguidos para a administração dos dois.
 
Alguns medicamentos anti agragantes plaquetários como a clopidogrel e ticlopidina, podem ser utilizados para prevenção dos ataques do coração e de pequenos AVC. Outro anti agregante plaquetário, cilostazol, é utilizada para problemas na circulação nas pernas que causam dor quando se anda.
 
Warfarina é utilizada para o tratamento e para a prevenção de coágulos sanguíneos. pessoas com alguns tipos de válvulas cardíacas artificiais precisam tomar warfarina. Ela também é utilizada para o tratamento de coágulos nas pernas ou nos pulmões, ataques do coração e certos tipos de AVC causados por fibrilação atrial. É necessário seguir uma dieta especial e um programa de exercícios se você está utilizando a warfarina.
 
Heparina, fondaparinux e heparina de baixo peso molecular são utilizados em hospitais porque têm efeito imediato. São medicamentos usados em cirurgias da válvula do coração, em cirurgias no quadril ou outras cirurgias e para casos sérios de coágulos sanguíneos e ataques do coração. Em alguns casos estes medicamentos são utilizados após a hospitalização e ensinarão como utilizá-los em seu corpo. è necessário realizar testes sanguíneos regulares enquanto estes medicamentos são utilizados.
 
Inibidores de trombina também são usados em hospitais para a prevenção e para tratamento de coágulos. São medicamentos utilizados quando o paciente não pode receber medicamentos como as heparinas.
 
Abciximab, tirofiban e eptifibatide são, geralmente, utilizados em curtos períodos de tempo no hospital após o paciente ter tido um ataque do coração ou ter realizado uma angioplastia coronariana.
 

O que deve ser observado?   

 
O paciente necessita de testes regulares enquanto durar a utilização destes medicamentos para checar como eles o afetam.
 
Não tome aspirinas a menos que o seu médico indique. A aspirina aumenta o tempo da coagulação do sangue, mas, às vezes, a coagulação é necessária.
 
Estes medicamentos fazem com que o paciente sangre facilmente ou faz com que o sangramento dure por mais tempo. Por causa deste risco, existem algumas precauções que o paciente deve se ater:
  • Evite esportes e atividades que podem causar ferimentos. Se você cair ou se machucar, contate o seu médico imediatamente. Um machucado pode causar sérios sangramentos internos sem que se note-os.
  • Se forem necessários atendimentos de emergência, cirurgias, testes laboratoriais, tratamentos na cavidade oral, avise o seu médico ou dentista que faz uso destes medicamentos.
  • Para diminuir o risco de sangramento use uma escova de dentes macia, cuidado com o fio-dental e barbeie-se com um barbeador elétrico.
Muitos outros medicamentos podem afetar a ação destes medicamentos. Fale com o seu médico sobre a prescrição de outros remédios, vitaminas ou medicamentos naturais que você utiliza. Há algumas condições nas quais o uso combinado de pequenas doses diárias de aspirina com warfarin podem ser apropriadas, pergunte ao seu médico sobre esta possibilidade. Não utilize nenhum outro medicamento sem a aprovação do seu médico, da mesma forma, não pare com o uso de outro remédio sem o consentimento do médico.
 
Não utilize álcool enquanto fizer uso de anticoagulante e antiagregantes plaquetários pelo risco de severa irritação no estômago. Provavelmente, o médico solicitará que evite o consumo de bebidas alcoólicas.
 
Siga a dieta recomendada pelo médico. Vitamina K tem um papel importante na formação de coágulos. alguns alimentos que contém vitamina K podem afetar a ação do warfarin no seu corpo, diminuindo os efeitos do medicamento. Enquanto utilizar o warfarina, mantenha uma dieta balanceada com o controle diário da vitamina K. Esta vitamina é encontrada em vegetais de folha verde, alguns legumes, chá verde e oléos vegetais. Não faça grandes mudanças na dieta, como consumir mais vegetais de folhas verdes do que o usual. Em caso de dúvida pergunte ao médico sobre quais alimentos consumir.
 
Siga atentamente as instruções de doses e exames necessários para quem utiliza anitcoagulantes e antiplaquetas, para não causar sérios efeitos colaterais como sangramento.
 
O tratamento com estes medicamentos pode ser muito longo, dependendo da saúde do paciente.

 

Quando chamar por assistência médica?

 
Chame por assistência médica se:
  • sentir dor torácica, que pressione o peito por mais de cinco minutos;
  • sentir dor ou desconforto em um ou ambos os braçis, pescoço, mandíbula ou costa que dure por mais de cinco minutos, com tonturas, problemas respiratórios, náusea e suor.
Se você utiliza um dos medicamentos e tem alguns dos seguintes efeitos colaterais peça socorro médico:
  • Dor de cabeça severa ou dor estomacal que não passa;
  • Vômito com sangue;
  • Sangue na urina;
  • Sangramento;
  • problemas de respiração.

Tradução revisada de: MD Consult: Anticoagulant and antiplaquetelet: Patient Education

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista